segunda-feira, setembro 27, 2004

No mundo virtual é assim...

Eu juro que eu ainda descubro a razão de ser desse tal de orkut. Primeiro de tudo: qual a finalidade de sair adicionando gente na sua lista de amigos, se você dificilmente usa a tal rede pra entrar em contato com eles? Que eu saiba, ainda é muito mais fácil usar o e-mail, o msn, outras ferramentas MUITO mais interessantes, por sinal. Parece mais uma corrida para colecionar figurinhas, ou um meio mais eficaz de se espalhar spams e e-mails com informações inúteis, que nunca leremos.
Esse primeiro ato praticado pelos usuários, de adicionar pessoas, dá origem a uma série de outros, e se o primeiro se explica pela necessidade de se criar ligações que nos levem às tais “pessoas inesperadas”, o que é a grande promessa do orkut, os demais não há quem justifique.
Há desde aquele lugarzinho onde se escrevem testemonials até os famosos rankings. Se é pra inflar o ego ou pra que todo mundo saiba o quanto você é querido eu não sei, mas a verdade é que é o tipo de coisa que não faz muita diferença... Afinal, no orkut todo mundo tem um pouco de defunto – nobre, digno, caridoso, companheiro, amigo... E os rankings, então, são terríveis: não sei se entendi direito o que significam aquelas carinhas, coraçõezinhos e cubinhos de gelo (tudo assim, muito meiguinho): um parece que é pra medir o quanto você é sexy (?!), outro diz o quanto você é legal... Deveria ter como medir também o quanto você é mala-sem-alça, o quanto você se assemelha ao famoso pé-no-saco, ou chute-no-ovo... Pelo menos ia ser um pouco mais esculachado! :p
Podem chamar de dor-de-cotovelo, indício de um comportamento anti-social crônico ou rabugice, mesmo. Mas a verdade é que se fosse depender de mim sair juntando, nessa nova mania, um monte de gente sob a alcunha de “amigo”, eu seria o mais solitário dos freqüentadores dessa famigerada rede de relacionamentos... Não foi à toa que quando eu comecei esse blog ele mencionava, no próprio endereço, a idéia do anacronismo: pra mim, ainda se fazem amigos em bares, na rua, bebendo cana, tomando caldinho, falando besteira, discutindo... No msn pelo menos as duas últimas ainda são possíveis!
No orkut, nem isso.
Enfim, pra terminar essa história de orkut: ele tem aparentado, pelo menos por enquanto, ser sem graça, inútil e além disso, ser responsável também (não se pode esquecer) pela difusão de um monte de idéias e informações equivocadas. Mas há algumas comunidades hilárias, e realmente há pessoas interessantes... Então, por enquanto vou ficando por ali, vendo o que o orkut pode me render de positivo.
Ah! Queria também, apesar de tudo, agradecer pelos testemonials (Ceci, bolei de rir com o seu! :p). Adoraria escrever pra todos os meus amigos, mas se até pra comentar em blogs alheios eu tenho vergonha, quanto mais pra ter esses rompantes de emotividade e sair falando o quanto eu gosto de todo mundo. Gostaria de agradecer também às almas caridosas que me deram uns cubinhos de gelo, umas carinhas, uns coraçõezinhos... Fiquei tão feliz que vou aumentar o ranking de vocês todos, viu? Hehehehe. Brincadeira...

Nenhum comentário: