sexta-feira, janeiro 07, 2005

Acabou o alvoroço de fim de ano. Estamos quase em meados de janeiro e agora todos estão, oficialmente, fora do clima festivo que prevaleceu até a semana passada. Os enfeites, inclusive, estão sendo retirados - exceto pela minha vizinha que, se não me engano, apenas ontem se decidiu a enrolar um pisca-pisca na trepadeira que emoldura a porta do seu apartamento: coisa linda de se ver. :p
Do mesmo modo, outros aspectos da vida humana assumem sua forma cotidiana. Não se pode mais fazer promessas e tampouco dizer mentiras deslavadas (as juras de abandonar o álcool, as drogas, a compulsão sexual e o fumo incluídas), sob pena de o indivíduo realmente ser cobrado pelas suas palavras. Assim, também: comunicar planos irreais, traçar objetivos inalcançáveis e incapazes de perdurar depois da segunda-feira, declarar metas de austeridade financeira e pretensões de depósitos em poupança, proferir declarações de amor descaradamente inconsistentes – tudo ficou mais difícil e arriscado depois do dia de reis.
Àqueles cuja simpatia durou até a presente data, ficam os meus parabéns. No entanto, aviso-lhes que é hora também de deixar de lado os cumprimentos afetados, as mensagens orkutianas de mil caracteres desenhando estrelinhas, arvorezinhas de natal, corações, presépios do menino Jesus e afins; os arroubos católicos de evocação à paz de Cristo e à “benção do Senhor em nossas vidas”; as liquidações, saldões de balanço e queimas de estoque de tudo que é branco e tem escrito os dizeres “feliz 2005”; e, por fim, as ceias fartas cheias de peru, massas, arroz de forno e salpicões, promovendo a união dos semelhantes à mesa – embora tudo fique mais gostoso no dia seguinte, com o gostinho apurado pelo descanso e a inconfundível casquinha de comida requentada.
É neste clima de saudosismo que o presente blog se despede do espírito natalino e da alegria da renovação (que só durou um post, na verdade). Volto com o poema prometido há alguns dias, antes do início das festividades.

2 comentários:

Anônimo disse...

Primeiro que tudo: posto anonimamente porque não aprendi ainda a fazer diferente. E escuta aqui, Ballooon! Só vou fazer isso (aprender a postar normal) quando terminar meu curso de férias: uma coisa de cada vez! Ahuahaua.
Segundo: pôxa! Eu "jurava" que tu "adoraaaava" essas festividades. Já ia mandar um daqueles carros de som com bolas e fogos de artifício, desejando Feliz Ano Novo pa tu.
Terceiro: lembrei agora do teu licor de jenipapo, que acabou indo embora na mudança pra Brasília :"(
Quarto: tinha publicado um comment num post anterior, mas deu pau aqui e ... puft, sumiu :(
Quinto: é só isso. Hehehe.
Beijjoooon, Ballooon
Eu, a eterna anônima
:)

fabio disse...

Ceci...
Primeiro de tudo: Nem fale nesse danado desse licor. hehehehehe
Segundo: Bjão. :p
Fábio